sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Troca

Pode parecer piegas, mas fazemos o que temos que fazer, para poder fazer aquilo que queremos fazer. A vida não nos dá nada de graça. Tudo é uma troca justa.

Tudo é uma troca justa. Uma recíproca. O universo é um bom senhor que nos dá apenas aquilo que merecemos. Embora esse senhor tenha um rosto misterioso e desconhecido, sabemos no fundo, que ele é possuidor das pedras que lutamos para ter em nossas coroas.

A grande piada do destino é o livre arbítrio. A grande piada da ilusão é consciência. A grande piada do amor é a rejeição. A grande e maior piada da vida é a morte.

Caminhamos sem parar afirmando nossas forças, nossas ideias. Flutuamos nas entrelinhas do passado tentando fazer do futuro a nossa conquista. Mas o que está em nossas mãos além do leme maior? O que faz da nossa aventura terrena um conjunto perfeito de boas escolhas? O que faz das nossas decisões, a receita perfeita do bolo? O que rege a alma e acalenta o corpo?

Nos enganamos ao pensar que tudo está sob o nosso controle. O mundo, sem mecânica alguma gira sem parar. O sol, sem mecanismos humanos, nasce e se põe todos os dias.

Me pergunto de onde vem então, a significativa arrogância do ser humano de achar que o mundo depende dele, e somente dele para acontecer.

Nem os amores e as coisas não palpáveis dependem de nós... Em nossas mãos estão apenas as ferramentas necessárias para conquistar os frutos que merecemos colher.

Eu quero trocar apenas o que me cabe. Receber da vida o que eu daria a um amigo. O que está bem aqui nas minhas mãos...

3 comentários:

  1. Taí. Sempre achei o livre arbítrio uma grande piada. Ou melhor, é relativisado demais.

    E engraçado, hoje mesmo conversei com amigos que nada na vida é de graça.
    Sempre, sempre é uma troca. Há troca até quando não percebemos.
    O que é bom, claro.

    E "eu quero trocar apenas o que me cabe."

    ResponderExcluir
  2. Também às vezes penso que somos barcos à deriva, dependendo apenas do "leme maior"; ou que nada depende de nós, de nossas escolhas.
    Mas isso é muito desanimador, não?
    Talvez seja preciso ter esperança pra reger a alma e amor pra acalentar o corpo. Quem souber onde encontram-se esses ingredientes favor avisar.
    Belo texto...

    ResponderExcluir
  3. "Fazemos o que temos que fazer para poder fazer aquilo que queremos fazer"

    Essa frase está na minha cabeça o dia todo!
    Parabéns

    ResponderExcluir