quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Tudo em família

As várias maneiras de se expressar o amor em família, muitas vezes não são o bastante. Eu poderia espremer todas as formas de amor e criar a formula da boa convivência, mas se a vida fosse assim tão simples se chamaria conto de fadas. E não, não é.

Nessa história longa que atravessa os seculos, os príncipes e princesas, reis e rainhas, são a personificação mais clara do que é a imperfeição humana.

Caberia aqui, como uma bela metáfora da vida, a história de heróis e dragões, mas heróis frustrados e dragões invencíveis. 

Já dizia uma sábia amiga, que a convivência é a maior vilã de todas. Pessoas, diferentes, com suas maneiras de ver a vida, de pensar sobre o mundo, de enfrentar dragões, de caminhar, de viver. Cada qual com suas falhas, defeitos, problemas, desafetos, armas de defesas e coração.

E no mesmo caminho que atravessam juntos pela vida, a felicidade é o que procuram. A dor que dividem, o almoço e o jantar, as conquistas, os planos, os sonhos, a paz e a guerra de personalidades. Família, é aquele abrigo imaginário para o qual todos quanto podem, correm para se sentir seguros.

Conflitos, os dragões dos contos fantásticos. E nós, seres terrenos, os heróis medíocres da era moderna. Dispostos a amar. E, se quem amamos soubessem o tamanho do nosso amor...

Meu pai sempre diz as palavras duras e afiadas como a espada dos grandes guerreiros. "Tens que amar a ti própria também... pois existindo amor próprio, existirá amor ao próximo, inclusive aos pais... Amor não é só da boca pra fora, vem de dentro, e se personifica através de boas atitudes, de respeito e consideração".

Até a rocha mais resistente de todo o universo, não poderia deixar de fluir água de suas fendas ao ouvir essas palavras.

Alguém tem que ceder. Os mundos ambulantes estão muitas vezes, ludibriados pela soberba.

Eu estou falando de amor incondicional, era essa minha intenção. Falar de amor de mãe e pai, irmão e irmã. Amor de vó.

Família é aquele colo gigante que te acalenta. É o local perfeito para se ouvir umas verdades que ninguém no mundo inteiro tem coragem de te dizer. É o lugar onde os teus defeitos estão bem guardados do mundo que te julga.

Ali, todos os problemas, as mágoas, as brigas estão em família. Você está seguro, você está bem. 

Cada família é uma universo dentro de um universo. Cada uma com suas histórias de reis e rainhas, heróis e dragões. 




Um comentário: